post-thumb

É muito usual ouvirmos falar no Mindset hoje em dia e na importância da mudança de Mindset, contudo, muitas pessoas me perguntam o que significa esta palavra.

Mindset tem a ver com a forma mental que cada um de nós tem em relação à vida. Refere-se às atitudes mentais que temos, aos pensamentos que alimentamos e que influenciam directamente os nossos comportamentos e atitudes.

Tomar consciência do nosso Mindset pode ser o segredo para o sucesso, ou não! Pois porque é insuficiente unicamente passarmos a ter pensamentos positivos, é preciso mais!

Segundo a Dra. Carol S. Dweck (professora de psicologia da Universidade de Stanford, autora do livro “Mindset-A atitude Mental para o Sucesso“, a ideia de obtermos sucesso através do nosso mindset depende da nossa forma optimista ou pessimista de observar as diversas situações da nossa vida e fundamentalmente, da forma como nos comportamos diante delas. Após pesquisar durante vários anos, a especialista chegou à conclusão de que existem dois tipos de mentalidades distintas: a fixa e a progressiva.

A actividade mental fixa é aquela que faz com as pessoas acreditem que se não nasceram com determinadas capacidades e dons, naturalmente, também não poderão desenvolvê-las ao longo do tempo. Geralmente são pessoas que se sentem constantemente julgadas e avaliadas o que as torna extremamente inseguras quanto às suas capacidades – demonstram pois mais pensamentos negativos e desmotivam com facilidade.

Por outro lado, a actividade mental progressiva é aquela que faz com que as pessoas acreditem as suas capacidade podem ser desenvolvidas. Geralmente são pessoas pacientes, focadas, dedicadas – demonstram pois mais pensamentos positivos e são naturalmente motivadas.

Interessei-me pelo Coaching a partir de 2012, quando no nosso país ainda pouco interesse despertava. Quando fiz as primeiras formações, optei por uma forma mais generalizada do Coaching mais direccionada para o Life Coaching e como prática de Auto-Coaching. Com o passar do tempo e, à medida em que atendia os meus Coachees, fui-me deparando com a realidade de que a mudança que era provocada pelo processo de Coaching tal e qual eu tinha aprendido,  não era suficiente, ou seja, não se dava efectivamente uma Transformação nas pessoas.

Foi quando me especializei em Coaching Transformacional que, aí sim, percebi a verdadeira Transformação que provocava nas pessoas que passavam pelo processo completo de Coaching e, percebi também que o Treino Mental é uma das ferramentas mais poderosas na “arte” da Transformação Pessoal.

No entanto, muitas pessoas, não entendem o que diferencia um Coach Transformacional e focado na mudança de Mindset dos restantes, não percebem quais são os benefícios que traz e porque devem escolher trabalhar com um Coach Transformacional em vez de escolherem , um Life Coach, um Wellness Coach, etc.

Todos os Coachs, que efectivamente ajudam os seus Coachees a obter resultados nas suas vidas, fazem um excelente trabalho, independentemente da sua designação ou especialidade. Enquanto Coach Transformacional acredito que a razão fundamental para todos os comportamentos começa na mente e é esse o principal foco: a MENTE. É, depois do Auto-conhecimento, no treino mental que é baseado o meu trabalho.

É para mim missão explorar os pensamentos, medos, bloqueios enraizados na mente mais profunda dos meus coachees e ressignificar esses pensamentos, substituí-los, para que os medos e bloqueios sejam enfrentados para serem ultrapassados. São os pensamentos que levam à acção, que implementam e fortalecem as nossas convicções, sejam elas potenciadoras ou limitadoras. Tendo em conta e em consciência que os pensamentos que temos diariamente – e são mais de 50.000 – influenciam a forma como reagimos às oportunidades e desafios com que nos deparamos diariamente. Torna-se fundamental saber moldá-los de forma a que a nossa evolução e crescimento sejam constantes e coerentes com a nossa transformação.

Utilizo pois, como ferramentas de trabalho não só as ferramentas de Coaching e PNL, mas também os princípios da psicologia positiva, da neurociência, da Hipnose para guiar os coachees até às soluções, para que enfrentem e ultrapassem os seus medos e bloqueios mentais de uma vez por todas. Importante passar também a informação e a consciência e compreensão dos processos biológicos, fisiológicos e psicológicos que ocorrem nesta mudança de Mindset e que se dá ao longo do processo. Esta consciência dos pensamentos é o que vai levar à transformação. Aliar pensamentos positivos, empoderadores, treinar a mente vai alterar os comportamentos e atitudes.

No fim de contas, tudo passa pela mudança de Mindset.

Share your thoughts

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *